Abrindo o leque sulamericano

17 11 2009

em Montevidéu em muitos lugares as pessoas te atendem em português e você pode até usar o real pra pagar a conta

Olá!

Depois de quase um semana sem post eis-me aqui novamente. E hoje pra falar sobre uma mudança, ou pelo menos a tentativa de mudar, no mapa de destinos da América do Sul. Todos devem estar mais que acostumados a ver anúncios em jornais e revistas sobre pacotes de viagens para Machu Picchu e Cuzco no Peru, a Região dos Lagos e Vulcões no Chile, inúmeros destinos na Argentina, desde compras em Buenos Aires até cruzeiros que vão até o fim do mundo em Ushuaia, e a Bolívia é uma espécie popstar dos mochileiros. E claro sem esquecer o principal destino dos turistas estrangeiros neste cantinho do mundo: o nosso Brasil.

O que talvez nem todos tenham reparado é o crescimento de publicidade e, é claro, investimento em estrutura turística em três de nossos vizinhos menos badalados. Uruguai, Paraguai e Colômbia querem um pedaço desse bolo que a cada ano cresce mais e é uma das indústrias mais lucrativas, o turismo.

Com novos resorts e políticas de desenvolvimento turístico nossos hermanos menores estão de olho no povo que atravessa oceanos para visitar as maravilhas abaixo da linha do Equador, mas que por falta de informação ou preconceito acabam deixando de lado países que também tem muito o que mostrar.

Comecemos pelo Paraguai que com o estigma de “Meca” dos sacoleiros acabou jogado pra escanteio e é o país sulamericano com menor taxa e visitação estrangeira. E isso se reflete quando você dá uma olhada no guia para a América do Sul feito pelo Lonely Planet, não há nada aparentemente interessante por lá. Mas desde o fim de 2008 o governo paraguaio resolveu mudar um pouco isso e a inauguração de um resort e golf club na capital Assunção fez com que o país começasse a figurar como destino chique para quem quer curtir uma semana de lazer, realxamento e um pouco de golf. Além disso, há ainda o destaque das ruínas de missões jesuítas no sul, na região de Itapúa.

as ruínas de Trinidad são um dos destaques do Paraguai

Outro pequeno que tenta crescer no turismo é o Uruguai, que por um lado sempre teve Punta del Este no imaginário brasileiro e é tido como um dos principais destinos de luxo do continente. Mas além da pequena enseada a República Oriental do Uruguay tem se preparado cada vez mais pra receber os estrangeiros, e em especial nós brasileiros, com um número cada vez maior de pessoas falando portugês e lugares aceitando o real como forma de pagamento faz com que seja muito fácil flanar pelo nosso vizinho do sul. E o governo através do ministério de cultura e esporte também tem investido bastante na promoção da imagem do país como destino turístico.

Por último e não menos importante temos a Colômbia que ainda sofre com o estigma de perigosa por causa dos conflitos internos entre o governo e as FARCs o que fez deles um lugar onde ninguém pensa em visitar, mas muita coisa mudou e hoje o slogan do ministério do turismo é “o perigo é você querer ficar“. E realmente não faltam motivos pra visitar a Colômbia. A capital Bogotá é cosmopolita e cheia de opções culturais e de agito noturno. o Carnaval e Barranquilla, os cafezais ao longo da costa oeste e a pérola do Caribe colombiano Cartagena das Índias são ótimos motivos pra você deixar o preconceito de lado e aproveitar a hospitalidade de um dos povos mais legais do mundo. Sim, nós brasileiros somo simpáticos, carismáticos e festeiros, mas os colombianos são tão assim ou mais que nós e vai valer a pena!

um pequeno panorama de Cartagena das Ìndias, no caribe colombiano

E você já esteve em algum desses países conta como foi! Até o próximo.

Anúncios

Ações

Information

One response

21 11 2009
Michell

Gostei de todas as informações desse texto… É muito esclarecedor por ter informações que estava procurando. São lugares muito lindos!
Muito legal seu portal! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: