Vistos e carimbos

26 10 2009
o passaporte nem sempre é suficiente pra viajar por exterior

o passaporte nem sempre é suficiente pra viajar por exterior

Olá!

Umas das maiores preocupações de quem quer viajar para o exterior é saber o que é necessário em termos de documentos. Bom além de um passaporte válido muitos países exigem vistos, que são autorizações temporárias para permanência no território em questão.

Os vistos podem ser de turismo,  de estudo, de trabalho, diplomático, humanitário, de trânsito, de residência, de exílio, de jornalista e até de noivo. É claro que cada país tem seu regulamento e tipos de vistos e depende da relação entre os governos.

Os vistos mais comuns são os de turismo e estudo. O primeiro autoriza o turista a ficar por determinado prazo (muitas mezes 90 dias) e tem validade que pode chegar até dez anos. O visto para estudo têm duração variável de acordo com o tempo de estudo do candidato. Os vistos mais inusitados como o de noivo serve para quem se casa com um extrangeiro, por exemplo se uma brasileira vai se casar com um canadense e precisa ficar uns dias antes da cerimônia a ser realizada no país do noivo ela precisará de um visto deste tipo.

Existe ainda o visto de jornalista, pois é uma profissão que exige muito deslocamento para cobertura de eventos importantes ao redor do globo. O visto de trânsito, exigido para cruzar um país que esteja no percurso para outro destino, nem smepre é lembrado por quem viaja e pode causar muita dor de cabeça como a proibição de seguir o trajeto  ficar barrado na fronteira. Eu mesmo já vi casos assim na Europa do Leste quando um grupo de três brasileiros foram obrigados a descer do trem que ia de Zagreb, na Croácia, para Atenas, na Grécia e que cortava a Sérvia, onde era necessário visto.

Portanto, saber se o destino escolhido para sua próxima aventura precisa de algum documento especial, autorização ou visto é fundamental. Alguns países exigem agendamento para entrevistas como EUA e Canadá, outros só liberam o ducumento mediante a apresentação de carta convite de algum cidadão residente no destino final, como é o caso de Ucrânia, Rússia e Moldova. Em outros países existem postos de aquisição de vistos nas alfândegas como no Laos, Camboja e Vietnam.

Nós sulamericanos temos o direito de ir e vir por quase todos os países do continente, sem nem mesmo precisar de passaporte. Qualquer documento oficial e válido como carteira de habilitação ou identidade servem para a circulação entre os nossos vizinhos, somente Guiana, Suriname e Guiana Francesa exigem passaporte e visto.

O Uruguai é um dos países em que é possível visitar sem passaporte. no caos é necessário preencher uma ficha como esta

O Uruguai é um dos países em que é possível visitar sem passaporte. no caos é necessário preencher uma ficha como esta

E para facilitar os trâmites na retirada de vistos existem diversas empresas especializadas nesse ramo. O candidato não precisa se deslocar quilômetros até Brasília ou qualquer outra cidade com consulado do país destino da viagem. Outra forma é pesquisar pela internet os sites das representações ou o endereço do ministério de relações exteriores onde é possível obter informações sobre quais nações exigem vistos para brasileiros.

E você tem alguma dúvida sobre como conseguir visto? Participe!

Anúncios

Ações

Information

One response

30 10 2009
Sim, você pode! « O viajante possível

[…] Definida a melhor data pra ir agora é preciso levar em conta a necessidade de passaporte, vistos e seguros. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: