Turista x Viajante

21 10 2009
mochilas penduradas são características do viajante

mochilas penduradas são características do viajante

Olá!

Eu sempre me considerei um viajante. Mas em minhas aventuras nesse mundão sem porteira cruzei com muitos turistas. afinal, existe diferença? os dois não estão viajando de qualquer forma? Sim e não. vamos à explicação.

O turista: normalmente compra um pacote do tipo “Europa Romântica” ou “Disney dos sonhos” que você acha em qualquer anúncio de jornal ou revista. Aqueles planos que prometem conhecer quinze cidades em dez dias, etc. O cidadão que se encaixa neste, digamos, rótulo, não chega a ser um pecador, mas acaba não curtindo tanto a viagem quanto poderia, pois deve sempre seguir um rebanho de outros turistas pastoreados por um guia.

O que acho ruim neste caso é que se quem está visitando um país estrangeiro ou uma cidade exótica tiver vontade de esticar a estadia por ter adorado o lugar, ou quiser ir embora logo por que está decepcionado com a paisagem não tem opção. ele deve se resignar e seguir os demais. outro ponto é que as atrações são sempre com horários marcados e tempo cronometrado fazendo da viagem uma verdadeira corrida contra o relógio.

E o pior aconbtece quando este pacote é uma excursão, onde sempre tem uns engraçadinhos que não respeitam o direito alheio, ou não tem nenhuma consideração com o patrimônio, e tiram fotos pendurados nas estátuas, fazem barulho quando existe uma placa enorme pedindo silêncio ou espocam flashes onde é proibido fotografar. isso sem falar que acabam levados a comprar souvenir nas lojas mais caras e levam os ítens mais cafonas, e na hora da refeição invadem um restaurante “típico” e pagam três vezes mais por um rango qualquer nota. na volta pra casa a única real lembrança dos lugares visitados são as fotos em grupo.

O viajante: faz seu próprio roteiro, e leva um livro guia como base para as explorações. tenta ficar o máximo em cada cidade ou país pra aprender algo da cultura. se esforça pra falar meia dúzia de palavras na lígua local e se enturma com nativos. pode ir e vir sem depender de ninguém mais, se quer ficar mais fica e se quer vazar vai sem olhar pra trás. Tem o plano de visitar 10 cidades em vinte dias, mas pode acaba indo em só duas ou em trinta, depende de como se adapta onde está.

Ele tenta sempre conhecer o outro lado, o não-turístico onde se vê a vida como ela é, come a comida local onde todo mundo come, muitas vezes com cardápio somente em lígua local. e os principais souvenirs são achados em mercados populares, feirinhas e afins. o viajante sempore reflete sobre a impotância do local visitado, seja pela história inerente, a arquitetura interessante ou pela paisagem exuberante, sempre tem algo que vale a pena escrever no diário, sim o viajante que se preze tem um diário, mesmo que seja um caderninho pra suas impressões.

No fundo tanto turistas quanto viajantes são felizes por visitarem outras terras e outros povos, a questão é saber quem teve a experiência mais completa, mais autêntica. mas quem sou eu pra dizer quem está certo ou errado? sou só um viajante, mas já tive meus dias de turista. e você?

Anúncios

Ações

Information

3 responses

21 10 2009
Rodrigo

Confesso a você que acho que me encaixo no lado turista, porque quase sempre viajo a trabalho e nunca dá pra fazer algo que não seja planejado e roteirizado.
Mas o lado mochileiro deve ser o mais emocionante!

22 10 2009
Viviane

Me encaixo na lado viajanta, pois sempre quero aproveitar tudo..Ver, sentir, vivenciar cada coisinhas relacioanada ao pais que visito.!!Adorei seu seu site,
Bjs

29 10 2009
Flavio

Olá de novo. Interessante esse post. Só achei que faltou você pesar uns prós e contras; em geral criticou a opção por turismo e elogiou o viajante. Eu também prefiro ser viajante mas o turismo pode ser indicado para viagens de terceira idade, quando se está com criança, ou simplesmente para quem prefere conforto…
Quando tiver um tempinho inicie com letra maiúscula nos parágrafos 3, 5 e 7 ;-D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: