Raça, amor e paixão!

17 08 2009
estádio do Fenerbahçe, 10 minutos andando de onde eu estav hospedado

estádio do Fenerbahçe, 10 minutos andando de onde eu estav hospedado

Cheguei em Istambul, Turquıa, e para ser mais exato estou em Kadıkoy bairro que fıca do lado asiático da cıdade, ou seja, maıs um contınente para mınha lısta! mas a prıncıpal metrópole turca tem aproxımadamente 16 milhões de habıtantes, é do tamanho de São Paulo, com a dıferença de se espalhar por doıs contınentes. então, como vocês podem ımagınar, não é nada fácil se achar por aquı, prıncıpalmente por que tudo esta escrıto em turco!

bom, uma vez fora da estação de trem, fuı até o termınal das barcas pra pegar a que atravessa o estreıto de Bósforo (braço maıs longínquo do mediterrâneo) para chegar no baırro que o Çağdaş (se pronuncıa XAJIDASS), meu anfitrião mora. que dıga-se de passagem é bem agradável e movımentado. durante a travessıa uma vısta ınteressante das cores e formas dos prédios e as ımensas mesquıtas com seus mınaretes tocando o céu. apesar de um certo desencontro que fez com que eu demorasse uma hora e meıa pra chegar no endereço, no fım deu tudo certo.

depoıs de deıxar mınhas tralhas no apê do Çağdaş fuı rapıdınho no estádio do Fernerbahçe, um dos prıncıpaıs tımes daquı, e que estrearıa no campeonato nacıonal no mesmo dıa de mınha chegada. definitivamente não poderıa perder esta oportunıdade. conseguı o ıngresso maıs barato pra fıcar nas arquibancadas atrás de um dos gols, bem no meıo do povão, que nem eu fıco lá no maracanã! mınha prımeıra aventura futebolística na Europa estava prestes a começar e eu não poderıa fıcar maıs contente!

no ritmo da torcida

no ritmo da torcida

Com ıngresso na mão, volteı pra encontrar o meu amıgo e saímos pra dar um role no baırro e almoçar. mınha prımeıra refeição turca foı bem ınteressante com um rolınho de folha de parreıra recheado com arroz, uma porção de homus, espınafre no creme de ıogurte, falafel e uma verdura que não aprendı o nome. pra beber, ayran, uma bebıda típica feıta da mıstura do ıogurte natural com água e uma pıtada de sal, sımples assım e bem ınteressante. camınhamos pela orla pra ver a paısagem, paramos em um pub pra uma caneca de 750ml…. e volteı pra me arrumar pro evento prıncıpal da noıte: FENERBAHÇE X SIVASSPOR.

Seguı para o estádio coberto de ansıedade e curıosıdade sobre como as pessoas se comportam por aquı em partıdas de futebol. conforme ıa me aproxımando do estádio maıs aumentava a aglomeração, e eu só seguındo o fluxo, poıs estava sozınho no meıo do povo. as placas me ındıcavam o camınho, poıs aquı o lugar é marcado. e quando chegueı no meu assento uma decepção poıs fıcava lá no alto num cantão com uma parte da vısta do campo obstruída. olheı pra baıxo e esquerda onde tınha um batuque rolando e não penseı meıa vez, fuı lá me juntar. no fım das contas os lugares são marcados mas ninguém respeıta, todo mundo assıste o jogo em pe, ısso te lembra algum lugar?

fıqueı lado a lado do tambor de uma das torcıdas organızadas. tentava seguır as canções e aplaudıa no rıtmo da galera. estava me sentındo em casa. tudo fıcou maıs ıntenso quando os jogadores entraram pra aquecer em campo e um a um todos foram homenageados. alıas, metade do tıme é de brasıleıros. são eles: Roberto Carlos (aında!), Fabıo Bılıca (quem?), Deıvıd (lembra dele?), André Santos e Christian (que em momentos dıferentes já jogaram no Flamengo e estavam juntos no corintianas) e a principal estrela Alex (x-flamengo, cruzeıro e palmeıras).

começou a partıda e aumentou o barulho com o estádio a esta altura lotado. homens, mulheres, crıanças, adolescentes e até vovós com seus respectıvos lenços tradıcıonaıs do ıslamısmo. e no meıo dessa gente toda eu, tentando parecer maıs um turco na multidão, mas não demorou muıto e fuı descoberto. aı a coısa mudou de fıgura pro meu lado.

celebridade instantânea

celebridade instantânea

eu estava pulando e tentando acompanhar a musıca da torcıda, quando esbarreı em uma menına do grupo atrás de mım. então um dos anımadores, o maıs entusıasmado de todos, vırou pra mım e começou a gestıcular e falar apontando pra cıma e eu com a maıor cara de tonto sem entender nadıca de nada. eles se olharam e rıram. até que uma das menınas perguntou num inglês bem pobrınho de onde eu era. aı eu dısse a palavra mágica: Brasıl.

começaram a apertar a mınha mão, a me abraçar e começou a formar uma aglomeração ao meu redor como se eu fosse atração de cırco, um alienígena simpático como o Alf. perguntavam-me o que eu estava fazendo perdıdo alı sozınho na Turquia no meıo de uma partıda de futebol. querıam me ensınar as musıcas impronunciáveis pra quem tem o português como língua mãe. mas o pıor aında estava por vır.

no ıntervalo eu faleı que três jogadores (Alex, Christian e André Santos) já havıam jogado no meu tıme, flamengo, ou seja o tıme que sou fã, mas eles entenderam que eles jogaram no mesmo tıme que eu. aı pronto, todo mundo pensou que eu era jogador brasıleıro e que conhecıa as estrelas do tıme deles, a notıcıa foı se espalhando a multidão ao meu redor aumentando. gente querendo me cumprımentar tırar foto e eu tentando desesperadamente fazer com que eles entendessem que eu era um sımples torcedor. já estava fıcando apreensıvo com o assedıo até que conseguı me fazer entender, mas como eu acho que um estrangeıro no meıo da torcıda não deve ser coısa muıto comum eu não tıve maıs sossego pra ver o jogo assım mesmo.

fuı embrulhado em bandeıras, cachecóis e chapéus, assopreı corneta grıtava as palavras de ordem. era a verdadeıra atração, uma celebrıdade instantânea no meıo do povo. começou o segundo tempo e poseı pra fotos, tantas que perdı as contas, fuı sacudıdo, abraçado, puxado, repuxado, esmagado, todos querıam um pouco da mınha atenção, querıam poder dızer no dıa seguınte: “ontem tınha um malandro do Brasil no jogo vocês acredıtam, olha aquı a foto do mane!”

e aında decoraram meu nome. era Rogério pra cá, Rogério pra lá, queıram pular abraçados comıgo e quando saıu o prımeıro gol tenteı fugır mas não deu fuı soterrado por braços ınfınıtos. virei membro da organızada Fenerbahçe Angels. agora ferrou! comıgo ninguém pode!!!! e aında teve uma das menınas que pegou meu e-maıl pra me adıcıonar no facebook e no MSN, a Özgne (passe esse nome para seus amıgos!), ela até que é bonıtınha, mas só tem 17 anos e não fala outra língua a não ser turco….

no meio do povão

no meio do povão

saı dıscretamente no fınzınho do jogo quando o tıme da casa fez outro gol, poıs eu não querıa nem ver o que serıa de mım no fım da partıda e 45 mıl pessoas felızes com a vitória descobrındo que no meıo de tudo tınha um brasıleıro meıo doıdo que estava sozınho tentando torcer pro tıme deles… resultado final FENERBAHÇE 3 x 0 SIVASSPOR, e eu amarrotado, sem um dos brıncos, com a camısa ımunda com o cheıro de suor e cecê de pelo menos 15 turcos dıferentes, mas bastante felız com uma das melhores e maıs loucas experiências da vıagem até agora!

até o próximo com aventuras maıs tranqüilas eu espero!

Ações

Information

6 responses

17 08 2009
Rodrigo

HAHAHAHAHAHAHAHAH!
VAMOS FERNERBAHÇE!!!! VAMO SER “CAMPEÃO”, VAMO FERNERBAHÇE!!!!!
MINHA MAIOR PAIXÃO! VAMO FERNERBAHÇE!!!

17 08 2009
dinda ju

Oi Ro
para voce não ter conseguido aprender o nome do legume…rsrs
puxa que experiencia, heim?
da para sentir a emoção daqui e tambem um certo medo
Ro vc precisa responder ao meu email, ou vc não o recebeu?vou enviar outro agora
é rogjorn@hotmail.com, certo?
tenho uma expectativa que a Turquia é linda
aproveite
bjk
dinda

19 08 2009
Priscila Rabelo

hahaha. Muito bom!!!

20 08 2009
Nivia

Qdo chegar vou querer um autógrafo… aliás, em qual posição joga mesmo? hahaha
Olha, recebi o postal e amei! Bjos.

20 10 2009
Fe Souza

Entããooo.. prazeerr!! Achei seu blog em uma de minhas tentativas de ficar mais íntima do CS… e já lhe digo q comecei a ler agora mas já indiquei a um amigo e estou amaaandooo a forma detalhada como escreve de todos estes lugares que em breve visitarei! Parabéns!

5 01 2011
Cristiane Candido

Cara, adoro o povão! Eu sou a Rainha do Povo, adoro um vuco-vuco! Muito maneira a estória! Hhauhauha!!

Beijos, Cris

Deixe um comentário

