Zagreb em um dia!

22 07 2009
a catedral de São Marcos e seu telhado decorado se destacam na parte alta de Zagreb

a catedral de São Marcos e seu telhado decorado se destacam na parte alta de Zagreb

Dobre dan!

Um calor dos infernos, essa é a descrição mais básica sobre o dia de hoje! Fui dar um role pela capital da Croácia debaixo de um sol de 35 graus. Pra começar a brincadeira fui direto à rodoviária comprar a passagem pra Dubrovnik, no sul do país. De lá peguei o tram e desci pro centro da cidade. A parte turística de Zagreb é tão grande quanto a de Ljubljana, ou seja, em duas horas você já viu tudo!

Primeiro fui a catedral principal que não era assim tão interessante, desci pro mercado municipal na rua cheio de barracas vendendo toda sorte de produtos da agricultura local. Fui subindo a rua até chegar a igreja de são Marcos que foi a parte mais interessante da cidade com o telhado colorido formando os símbolos nacionais da Croácia. Passei pelo parlamento e na frente de alguns museus, mas o calor era tanto que não quis entrar em nenhum deles, só me refrescar nos bebedouros públicos.

a Praça Josip Jacica, coração da capital croata

a Praça Josip Jacica, coração da capital croata

Bateu a fome e fui num restaurante típico, mais uma dica do lonely planet, e outra escolhe bem certa. Comi uma espécie de lasanha de ricota acompanhada de cogumelos grelhados e pra beber a melhor cerveja da Croácia, escura do jeito que prefiro e com um teor alcoólico que nunca tinha visto pra cervejas, 6,1%!

Depois de lá fui encontrar o Siniša, que me hospedou aqui e fomos com outro amigo dele num restaurante bem legal onde as mesas são compridas e ficam do lado de fora embaixo de arvores frondosas. Comi mais uma porção de cogumelos grelhados, tenho que aproveitar que não tem isso no Brasil, e depois fomos pra “praia” de Zagreb, um lago artificial onde as pessoas ficam lá pra tomar banho, se colorir ao sol, praticar esportes ou mesmo relaxar em um café.

Em seguida voltei pra casa do Siniša tirei um cochilo merecido e agora estou aqui, quase meia noite, na rodoviária esperando meu busão pra Dubrovnik. Eu sei que este post foi meia bomba, mas é que zagreb é legalzinha, mas não tem muita coisa pra se ver! A coisa mais interessante aqui foi descobrir sobre a historia do povo daqui e ver que ainda existem muitas cicatrizes da guerra dos Bálcãs e o rancor entre sérvios e croatas ainda é grande!

Martjn, eu e Siniša no Medvedgrad, onde tomei o melhor chopp da Croácia (detalhe do dedo do garçon)

Martjn, eu e Siniša no Medvedgrad, onde tomei o melhor chopp da Croácia (detalhe do dedo do garçon)

Fui!

para fotos: Croácia

Ações

Information

One response

25 10 2009
Ljubljana, mais simples do que parece! « O viajante possível

[…] estou escrevendo da estação de ônibus de Zagreb e vou conhecer a cidade em seqüência. vim primeiro aqui comprar passagem pra Dubrovnik que fica […]

Deixe um comentário

