Perdido no deserto

15 03 2008
chi 264

esta era a paisagem pra qualquer lado que se olhava

O dia amanheceu e eu acordei disposto a encarar uma jornada através do deserto, vales e montanhas para atravessar de San Pedro (Chile) até Salta , no norte da Argentina. Peguei minhas coisas e fui até a praça para tomar o ônibus, pois a cidade é tão pequenina que não tem nem rodoviária.

O detalhe curioso é que parecia uma excursão colegial pois a tia que vende as passagens fica comandando a galera para segui-la até onde o ônibus vai parar. Um bando de mochileiros de tudo quanto é canto do mundo. E no meio daquela poeirada toda embarcamos.

Não deu nem cinco minutos de viagem  e já paramos na aduana chilena, pois ninguém gostaria de ficar preso num escritório no meio do nada, por isso a polícia chilena faz o controle da fronteira há muitos km antes.

Seguimos então cruzando o Atacama, cercados de vulcões, dunas e rochas, ao longe lagos de sal, lhamas e vicuñas. E nesse cenário, depois de duas horas de viagem, o ônibus começou a engasgar. Diminuiu a velocidade, quase parava, e seguia. Até que o motorista e o assistente decidiram parar o veículo e mexeram no motor. aperta aqui, torce ali e mais uma tentativa e anda e vai e quase pára, e anda mais e diminui e não sai quase do lugar e pára de novo. Outra tentativa de reparo e mais uma vez anda e vai  e não vai, e engasga e acelera e passa a primeira, segunda, terceira e quarta marcha e a velocidade não aumenta.

Aí vem o desespero. o motorista avisa que não tem jeito. Vamos ter que parar e descer. Isso não seria problema se não estivéssemos a 200km de distância de qualquer tipo de civilização. O socorro mais próximo fica em Calama a 3 horas de viagem dali. alguns passageiros decidiram caminhar pelo deserto, ir até uma lagoa de sal próxima. eu fiquei conversando sobre futebol com um francês e um irlandês. Eu estava muito preocupado por dois motivos: primeiro porque não tinha levado água comigo na viagem; segundo porque reservei uma vaga num albergue em salta e não sabia se chegaria a tempo de garanti-la.

chi 267

O "salar" onde o ônibus enquiçou pela primeira vez

Passaram 15 minutos e o chofer decidiu tentar outra vez pra ver se dava pra alcançar a aduana argentina a 10km dali, um porto seguro, mas não a solução. chamamos a galera que estava espalhada e fomos outra vez. O ônibus se arrastou alguns km até começar um descida, que foi no embalo. O co-piloto pegou carona com um caminhão pra chegar primeiro e ligar pedindo o socorro.

Chegamos na aduana argentina e nossos problemas estavam longe de terminar. A treta com o motor era na injeção de gasolina, que não estava alimentando com combustível suficiente. Fomos por escritório pegar os vistos de entrada  e em seguida o motorista avisou que viria outro de San Pedro pra nos levar a diante na jornada, mas não sabia quanto tempo demoraria.

começou nosso drama. Parados em um buraco a 4000 metros de altitude, com os efeitos colaterais perturbando, eu já estava com uma puta dor de cabeça, nada ap redor, só uma barraquinha vendendo besteiras e bebida pra aplacar sede e fome de cada um.

Nesse desespero cada um teve que se virar como pode. Alguns começaram a ler, outros cochilaram, teve quem desse uma caminhada. Eu comprei um chocolate e um suco e fiquei de papo com um casal de coroas de porto alegre. eles já conheciam salta de me deram dicas sobre o local. Depois tentei ler, dormir e nada, joguei sudoku mas também a agonia não passava. Foi então que comecei a escutar uma barulhada do lado de fora. Era o francês jogando mau-mau com 3 japoneses.

É claro que fui lá pois parecia divertido e definitivamente era a melhor opção depois de quase 3 horas de tédio absoluto. Assim que me juntei também chegou a inglesinha namorada do francês e resolvemos que a brincadeira teria uma parte didática. Cada um que distribuísse as cartas contaria em uma língua diferente. Eu contei em português, um japa em espanhol, outro em chinês e outro em japonês. O francês e a inglesa contaram em suas respectivas línguas. Foi muito divertido.

Depois de cinco horas parados no meio do nada chegou o ônibus, trocamos as bagagens e seguimos com o sol já sumindo. A previsão era chegar a Salta por volta das 10 da noite, mas com o atraso chegaríamos as 3h30 da madruga!

chi 265

um dos vulcões que nos cercavam

Uma hora depois paramos em um restaurante pra jantar por conta da empresa de transportes.  Nada muito especial, aliás não tinha opção. ou era bife à milanesa ou bife à milanesa, e poderia vir acompanhado de arroz ou purê de batatas, e sem escolha a guarnição era questão de sorte. Sentamos juntos os japoneses, o casal anglo-francês, eu e os irlandeses, a garçonete veio trazendo os pratos e pra mesa toda vinha só a carne e arroz, até que na última leva veio um prato com purê. Não dei nem chance da moça pensar, já fui pegando o prato com o purê da mão dela. Troquei meu bife pelo arroz do francês e isso foi minha janta.

Votamos por ônibus e descendo pra Salta, sofri todas as conseqüências da altitude, insônia, dor de cabeça e ouvido, pois no percurso atingimos até 4800m de altura, Chegamos finalmente na rodoviária e nem tive tempo de despedir dos amigos pois o casal de brasileiros me ofereceu carona e eu sem nenhum dinheiro argentino não podia negar.

eles me deixaram na esquina da rua onde fica o albergue, só que a 6 quadras de distância e lá fui eu andando em plena madruga, cheio de bagagem nas ruas de uma cidade que não conhecia. Pra ficar pior comecei a passar por travecos e garotas de programa, acelerava o passo e nunca chegava a porcaria do hostel.

Cheguei lá suado, cansado, dolorido e extenuado. Subi pro quarto tomei uma ducha rápida e fui dormir, pois o que mais necessitava era descanso.

Ações

Information

Deixe um comentário

