Fitz Roy, muito prazer.

27 02 2008
arg 181

começo da trilha

Antes de começar a falar sobre a aventura de hoje quero dizer que estou bastante ambientado aqui na Argentina a ponto de ser confundido. Ontem de noite após sair da lan house três meninas com mochilas maiores que elas vieram me pedir informações sobre o ponto de táxi, e o mais incrível é que eu sabia onde tinha dois pontos diferentes, me senti um local. E ainda no caminho de volta do hostel, eu estava vestindo o blusão do River Plate, um carro passou e buzinou e o motorista gritou: “Gallinas, avante!” E eu acenei de volta. Gallinas são os torcedores do River.

Bom, voltando ao que interessa, hoje acordei com tudo escuro ainda. Levantei às 6h15 da matina e mudei de roupa num pulo, pois tinha que estar na rodoviária no máximo 7h10 pra pegar o busão até El Chaltén, onde fica a parte norte do Parque do Glaciares e também fica o famoso Cerro Fitz Roy. São três horas e meia de viagem. Então ainda era escuro quando partimos.

Com tanta locomoção e poucas horas de sono estou começando a conseguir dormir em ônibus, só na vinda até El Chaltén cochilei umas duas horas, mas quando acordei que visual! as montanhas nevadas, um pequeno glacial e o lago. Do outro lado o deserto patagônico, tudo de tirar o fôlego. E quanto mais o ônibus se aproximava do pueblo maiores ficavam as montanhas.

arg 184

vista para o vale em El Chaltén

Antes de entrarmos na cidadezinha uma parada no centro de visitantes do parque para algumas instruções  e receber o mapa das trilhas. Quanto a isso não é nada muito diferente do que temos na Floresta da Tijuca, a diferença é que tem muito gelo e neve ao redor. Eu ficava pensando em quanto tempo eu levaria caminhando até alcançar a parte nevada das montanhas, doce engano, elas ficam muito no alto e distantes, não dá pra chegar em menos de sete horas de caminhada, e sete horas são todas as que tenho antes de voltar pra El Calafate.

Mas tudo bem, desci do ônibus a uns 500mts do início da trilha, e trekking é comigo mesmo, comecei a subida. Com 15 min de caminhada já dá pra ver uma boa parte das casas e o rio que passa ao largo. Mais acima um mirante virado para o vale que é de tirar o fôlego, aliás, naquela altura da caminhada eu já estava meio sem ele mesmo. Agüentei firme e segui subindo.

arg 204

tímida aparição do Fitz Roy no meio das nuvens

O caminho da trilha lembrava muito os cenários de Senhor dos Anéis, inclusive com as montanhas geladas ao fundo, até um coroa com a cara do Bilbo Bolseiro eu encontrei. A floresta tem árvores espaçadas e moitas pequeninas, mas cheias de espinhos. Muitos troncos e galhos secos também povoam a trilha.

Depois de uma hora andando e suando, já em mangas de camisa, cheguei ao mirante para o Fitz Roy, mas apesar da bela vista, o próprio cerro estava encoberto pelas nuvens. E o clima apesar de um tanto quente ficava bem diferente com os ventos furiosos que açoitam os aventureiros e em algumas partes do ano podem chegar a 120km/h. Hoje o mais forte que enfrentei talvez tenha chegado a 60km/m, mas faz com que a sensação térmica vá lá embaixo. Usei todos as combinações de casaco possível.

Saindo do mirante mais vinte minutinhos e cheguei ao ponto final da minha jornada na trilha, a laguna Capri, linda e calma. Sentei à beira e fiquei uma hora admirando a paisagem, pus os pés na água congelante, e até tirei um cochilo. Tudo esperando que as nuvens saíssem e me deixassem ver o cerro Fitz Roy em todo seu esplendor. E consegui, todo o seu enorme tamanho e duas torres, com 3103 mts de altitude, um gigante e impávido colosso desafiando os aventureiros a ver de perto suas espaldas e a neve. ao longe também é possível ver uma cascata incrível.

arg 198

Laguna Capri, parada obrigatória para recarregar as energias

Só fui até lá porque  ônibus sai de volta pra cCalafate por volta das 18h30, então não me arrisquei indo mais longe na trilha. Acabou que sobrou um tempinho pra mexer na Internet e atualizar tudo, pois quando chegar de volta lá no hostel só quero banho e cama, e talvez se achar alguma tv com Fox Sports pra ver o jogo do Mengão. quero matar as saudades do Brasil, pois desde que me despedi dos amigos em Bs As não falei mais português, já são quase 4 dias sem falar a língua mãe e sinto muito a falta, parece que agora a ficha caiu de vez que sou estrangeiro no meio de tantos outros. Aqui encontrei ingleses, espanhóis, israelenses ao montes, coreanos, japoneses, chineses, alemães, suecos, italianos, franceses, americanos e suíços, obviamente argentinos, mas nada de brasileiros, parece que nossos compatriotas preferem ficar só nas compras lá em Bs As, pois aqui as coisas são um pouco mais caras, mas dá pra me virar.

Até a próxima, que não sei quando será pois amanhã começo a enfrentar 40h até Mendoza, só chego no sábado de manhã, mas provavelmente terei um tempinho na baldeação em Río Gallegos, e então estarei mais ao sul do que jamais estive, mais longe de casa do que jamais imaginei, mas muito bem  e aproveitando pra conhecer o mundo.

arg 188

a qualquer momento um hobbit poderia cruzar a trilha

 

Ações

Information

9 responses

27 02 2008
dinda

Oi querido
declarações
com relação as fotos:
QUE DESBUNDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
com relação a viagem
QUE DESBUNDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
estou tão deslumbrada que não tenho mais nada a declarar

aproveite bem
boas 40hs de viagem
haja bunda
que desbunde, rs
bjkarinhosa
dinda

27 02 2008
dinda

MENGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
hoje tem mais
mas eu sou fluminense
bjk
dinda

27 02 2008
dinda

são 21:50 e adivinha o que estou fazendo
vou dar uma pista
uma canção…

és time de tradição
raça , amor e paixão
oh meu mengão (quero dizer seu, rs)
eu sempre te amarei
onde estiver estarei
oh mengo ooo

bjk
ta começandoo jogo
tchau
dinda

28 02 2008
DANILOjUCARA

Oi, filhaum gostamos muito dessas novas fotos, estamos muito felizes por vc, volte logo saudade!!!!!!!!!!, cuidado com a friagem, se proteja, olha so, um pessoa do citibank ligou para voce e a Marylucy do RH + naum disse o que queria entaum quando disse q vc estava fora retrucou (|entaum naum fale nada para ele|), estranho naum e, beijos Pai e Mae

28 02 2008
zé eduardo

como dizem os hermanos, ¡SUERTE!

29 02 2008
DANILOjUCARA

Boa viagem filho, recebemos suas encomendas e ficamos muito felizes, a camisa ficou apertada no gg, as outras coisas ja distribuimos e guardamos, a sua vo esta pedindo um creme hidratante para a pele chamado +- Toulon que e da Argentina nas casas de boticario,as fotos ficaram de+ so falta escrever digo titular as mesmas, precisamos de um mapa da Argentina e um do Chile e Urugaui, para ver onde vc anda, a Elaine veio buscar a encomenda, saudades d+, beijossssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1 03 2008
dinda

Ro
estamos ansiosas por noticias
bjk
dinda

1 03 2008
Rubens Tiomengão

…e aí desbravador mascarado com o manto sagrado rubronegro?…tô gostando de ver você aí na terrinha dos hermanos .Cuidado quado Vc passar la pela Punta que lo parió deve ficar depois daquele lugar frio pra kassete on-the-rocks.Dizem que lá tem pinguimmmm com a kamisa do Riverplate mostra o manto sagrado pra êles…diz pra êles que foi o seu tio que ensinou o Maradona e o Zico a bater faltas …rsrs
Abraços .
Tio Rubinho

Obs: Calafate parece que tem um clima meio assim…Psicose, com aquelas casinhas, sei não…rsrs…se eu fosse vc, fechava bem a porta do banheiro por via das dúvidas…rsrsrsrsrs…estamos doidos prá ouvir suas aventuras!
Saudades, Tia Vania

29 10 2009
Entrando numa fria, mas no bom sentido! « O viajante possível

[…] gostaria, mas tudo bem. Amanha vou pra El Chaltén onde tem a outra atração principal daqui, o Monte Fitz Roy, fico o dia todo fora. Os meus pés estão me matando, mas para ver esse espetáculo natural todo […]

Deixe um comentário

